No início de 1989, o Brasil passava por uma das piores recessões de sua história. As empresas de forma geral passavam por grande dificuldade, gerando uma rigorosa política de redução de custos.
“Ao todo, dispensaram 20 funcionários da empresa em que trabalhava, inclusive a mim. Não foi uma situação fácil de se lidar: além do quadro de recessão do país na época, somava-se o fato de que eu estava com 43 anos de idade. Eu estava há 20 anos naquela empresa.” – conta Antônio Rubens Revoredo, fundador da Center Tools.
Com dúvidas em qual caminho seguir, amigos conselheiros o encorajaram a empreender, mas tal ato parecia impossível com um quadro de inflação de 80% ao mês. “Era loucura investir minha indenização em um novo negócio, mas a vida continua e precisava garantir o sustento da minha família. Era hora de decidir o futuro.”
Foi então que dois sujeitos, apelidados carinhosamente de “meus anjos da guarda” por Rubens, entraram em ação: “o Sr. Walter Amado, que já tinha uma empresa no ramo de pastilhas de metal duro em Belo Horizonte e queria entrar no mercado de São Paulo, me convenceu a abrir uma revendedora. Ele me ofereceu seu capital para girarmos aqui, tornando-se o meu primeiro sócio.”
Mesmo com o respaldo de seu amigo mineiro, ainda não estava convencido de que esta seria a melhor opção para si e optou por retornar para a fabricante Brassinter, empresa na qual já havia trabalhado anteriormente durante 5 anos. “Foi lá que me introduzi no mercado de Metal Duro”. Contudo, o destino já havia traçado seu caminho sem que Rubens soubesse: “houve um atraso entre a entrevista de emprego e o início efetivamente, porque o salário combinado acabou defasando no período de um mês devido à alta inflação. Por conta disso, um mês do que combinamos de salário sem a correção da inflação significava que iria começar com menos da metade do salário… loucura de uma hiper inflação.” Por conta disso, o plano de iniciar o próprio negócio voltou à ação. Em 19 de abril de 1989, a Center Tools era fundada.
Foi então que seu segundo “anjo da guarda” apareceu para concretizar o futuro de Rubens: Mauro Fernandes. “Este é um verdadeiro amigo, daqueles em que se pode confiar a própria vida. Sem ele, nada disso seria possível.” Sem um espaço físico disponível para que abrisse seu escritório, este ofereceu a Rubens um espaço dentro de sua empresa, uma linha telefônica e uma funcionária para atender suas ligações. “Além de tudo, ele ainda permitiu que eu almoçasse no seu refeitório sem custo algum.”
Este enfim viu seu caminho definido: “não tinha outra coisa a fazer se não pegar minha pasta e sair na rua para conseguir minhas primeiras vendas. Eu vendia, comprava, entregava e recebia – era o único funcionário do que futuramente viria a ser a minha empresa digamos assim, mas não por muito tempo!”. Em menos de 1 ano, com o aumento do movimento, sentiu que era hora de seguir seu caminho e deu o pontapé final necessário: em janeiro de 1990 alugou seu primeiro escritório, agora já contando com funcionários internos e também externos para as vendas. A partir deste embrião nascia a Center Tools da forma como a conhecemos hoje, fazendo diferença no mercado há mais de 30 anos.
Olá senhor Antônio Rubens, é uma história de superação e resiliência. Creio que tudo isso vem somar no seu crescimento comercial e humano. São essas histórias que nós motivam a continuar neste ramo tão competitivo, mas nada supera essa vontade de sempre crescer e ter humanidade. Agradeço por estar dividindo conosco a sua história. Obrigado e muito sucesso sempre.
Abraços
MINORU Iha